Pages

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Critica: Gravidade





Dentro tudo o mais que fascina em Gravidade – novo filme de Alfonso Cuaron ( Filhos da Esperança e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) depois de uma hiato pesaroso para o cinema de quase 7 anos - é a historia. O enredo que de simples só tem a descrição, nos leva numa catarse existencialista de superação. Cuaron realizou um filme de imersão na imensidão do interior humano, a perda, a solidão, as duvidas, a falta de força em continuar a sobreviver. Sim. Porque o que vemos em tela, não é uma personagem que vive, somente sobrevive.
Ele projetou para o universo infinito todo o universo interno da personagem da Sandra Bullock – a Dra. Ryan Stone -.

Porque Gravidade é um ensaio ou quase uma tese sobre o interior humano quando este perde a essência do que nós faz existir. Que é a busca por nos preservarmos. Por continuarmos. Somos seres evolutivamente sobreviventes. Resistimos às adversidades, as catástrofes humanas e da natureza. Resistimos a toda ameaça externa. Porem ainda continuamos a oscilar e perecer diante das adversidades e ameaças internas, de nós mesmos. Depressão, solidão, luto diante da perda. Tudo isso causa uma reação em cadeia de vazio, feito um buraco negro, muitas vezes silencioso, onde nos vemos diante de um universo infinito, vasto, perigoso, ameaçador onde a vida parece não caber. Ou ao menos a vontade de permanecer nela. Gravidade usa metáforas e simbolismos diversos para isso. Para nos apresentar o interior da Dra. Stone em toda a sua imaculada crise e luta por sobreviver a ela mesma.

E Cuaron faz isso de forma impressionante. Gravidade serve como Ficção cientifica, como drama, como suspense, como ação, como aventura. Não importa a linha de gênero que você siga para contempla-lo. Todas funcionam.
Usando a lógica coerente dentro do espaço ao qual se situa, Cuaron e sua equipe realizaram uma obra prima, que é caracterizada assim por fazer jus a priori do Cinema, que a tempos vinha sido considerada perdida.

Esteticamente soberbo e tecnicamente impecável ( com o 3D mais bem executado já realizado talvez ate hoje, onde a imersão e a noção de profundidade é trabalhado de maneira fantástica.)-  o filme faz uso dos recursos tecnológicos de uma maneira sempre em função de sua narrativa, cientifica e filosófica. Poucas vezes atualmente conseguimos vislumbrar um filme que utilize a imagem e o som em comunhão tão esmerada e ciente do espaço fílmico ao qual esta inserido. A graduação entre o silencio e o som apenas humano – respiração na maioria das vezes- no espaço onde o som não se propaga é maravilhoso de se ouvir e sentir/constatar.


Porem o que faz do Cuaron um diretor espetacular, é seu entendimento da linguagem cinematográfica, conseguindo conduzir a ciência a tecnologia o rebuscamento  técnico mesmo com a emoção e o apelo humano de identificação do espectador para com seus personagens e a historia. Nesse ponto, não há como negar, que não existiria Gravidade sem Sandra Bullock.

Sandra assim como sua personagem, é a essência da condução do filme. Suas expressões que variam gradativamente do pavor, ao medo, do choque a resignação, da determinação a emoção, do alivio ao desespero. Uma paleta de emoções e reações, contidas o que é condizente com a personalidade da personagem que engrandecem ao longo do filme. E não é exagero dizer que em determinada hora da projeção a sensação que temos é a de que ela é tão gigante e vasta quanto o universo ao qual tenta sobreviver.  Numa cena particular a atriz revela sua total entrega a personagem, e entre latidos ela garante a fixação da mesma na memória do espectador por muito tempo.

A Dra. Stone passa por um processo de refortalecimento. O universo foi seu escape. E ali ela decide sim se projetar diante do nada, do vácuo, e se insere na placenta que é o espaço para recriar a si mesma. Cenas como a metáfora ao útero e ao cordão umbilical; onde Matt Kowalsky (George Clooney; numa atuação correta de alivio cômico excelente) representa justamente a humanidade. Nele esta refletido primeiro a segurança, a razão e a confiança, e depois o desapego. Matt não esta ali apenas para dosar a tensão com a comicidade das cenas. O personagem representa tudo aquilo, todo o suplemento que a Dra. Stone precisa para coexistir novamente entre suas emoções e medos.

Ainda que os diálogos pareçam superficiais – o que de fato são – e o próprio apelo sentimental que o filme assume da sua metade em diante, pareçam forçadas, não são. Isso mostra o quanto o texto, o roteiro de Gravidade foi planejado e pensado. Tudo serve para criar empatia no espectador que do contrario jamais se conectaria aquela ‘gestação’.

Fotografia espetacular como já evidenciado – não poderia ser diferentes, num contraste e regulamentação de cores, texturas e principalmente de luz impressionantes, e uma trilha sonora edificante nos momentos corretos de fazer qualquer pele se arrepiar.

É necessário também destacar um feito espetacular dentre tantos que esse filme possui visualmente e semioticamente falando. Além das cenas soberbas contendo reflexos dentro de reflexos – os espelhos no universo já são simbólicos e poéticos por si só-, além das rotações de quebra de eixos – uma vez que não há perspectiva nenhuma de certo ou errado no espaço em termos de angulações, já que não há definição do que é em cima, embaixo, esquerda ou direita, dando um campo livre de criação de planos para o diretor; uma cena especifica merece destaque.

Num aparente plano sequencia com um close up que se transforma numa transição com mudança de espaço físico (vai do exterior do capacete da Dra. Stone para o interior, transformando a objetiva da câmera em primeira pessoa, para logo em seguida retomar a objetiva externa de antes. A câmera passei sem nenhum corte perceptível do espaço, para o interior do capacete, para em seguida assumir o lugar da personagem.) E  tudo isso sem cortes aparentes - o que é impossível, porem é imperceptível e confesso que to abismado para querer saber como ele fez isso com essa precisão sem quebras de condução. Somente por esse take, Gravidade já merece aplausos.

Justificável ainda pelo seu titulo que alude diretamente ao renascimento e a superação que a personagem enfrenta Gravidade em seu final, nos transporta para um dos desfechos mais belos e intrigantes e discutidos dos últimos anos, talvez desde 'A odisseia no Espaço' - onde há uma referencia proporcional porem oposta.
Ora, se em ‘Odisseia no Espaço’, víamos a imagem de um feto pairando sobre o universo com o Planeta Terra ao fundo. Aqui em ‘Gravidade’, vemos um ser humano renascido, pisando em terra – solo- firme como se fosse à primeira vez. O sapo no mar entre as algas marinhas após a bolsa ter estourado na água – que simboliza a purificação – mostra uma sucessão de infinitos simbolismos repletos de significo e beleza, que transcendem o próprio filme.

Gravidade é aquele tipo de filme que merece e deve ser visto, revisto, Analisado, discutido, sentido, absorvido, refletido, pensado. Escreveram mais sobre ele ao longo dos anos, matérias, teses, teorias, ensaios. Um clássico instantâneo que nasce na imensidão e vai além dela. Colocando o Cinema novamente como a arte sem limites.



Enfim. Um filme antes de todos os efeitos especiais e tecnologias, e tensões; humano. Um filme poético. Que assim como a Gravidade que faz Chover labaredas de fogo no céu, e que faz diante de uma luta poderosa por começar a finalmente viver, um ser humano pisar firme no chão e levantar indo contra a Gravidade que o puxa ao chão, nos puxa para dentro de nós mesmos em um espetáculo; ou melhor; um parto inesquecível. 

Trailer:




Ficha Técnica: 

Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón, Rodrigo García
Elenco: Basher Savage, Eric Michels, George Clooney, Sandra Bullock
Produção: Alfonso Cuarón, David Heyman
Fotografia: Emmanuel Lubezki
Montador: Alfonso Cuarón, Mark Sanger
Trilha Sonora: Steven Price









4 comentários:

Eu não concordo com a crítica em partes... Eu não concordo com a questão romantizada que foi atribuída ao filme na crítica... O filme é do tipo assista por seus efeitos e fotografia diferenciados... é filme tipo sessão da tarde... o filme é basicamente um monólogo e o texto é piegas, cheio de melodrama barato... eu assisti a versão legendada, e mesmo com a grande atuação da Sandra Bullock o enredo em si não é suficiente e nem profundo para prender ninguém... na verdade quem for assistir o filme esperando uma boa trama vai se decepcionar e muito... agora quem quiser um filme com efeitos especiais no talo, câmeras pouco convencionais, fotografia soberba, vai ter uma das melhores experiências de sua vida... mas Gravity não foge muito de ser um filme para os olhos, porque sim a estética tem mais profundidade aqui do que o próprio script.

discordo total de vc Au; haha Porque script ou seja o roteiro mesmo é mais que os dialogos. como disse os dialogos são banais- ate porque não ha como fugir disso -. Mas o texto, das ações é fenomenal. Gravidade não é um filme apenas estetico, alias a estetica dele é o ponto com menos força de enredo. Gravidade antes de ficção ou entretenimento é um filme dramatico, com uma vertente psicologica mesmo, onde o universo é uma extensão do universo do ser humano(no caso a dra. stone) cada ação, cada signo presente no filme na verdade representam aquilo que a dra. sente. No final, aquele levantar dela em terra firme, nada mais é do que uma mulher que perdeu a filha, levantando da cama talvez pronta para finalmente sair pela porta. é genial! e o Cuaron é mestre nessas metaforas e alusões.

ps: valeu pela visita *_*

Esse filme é controverso, não para a crítica que o ama, mas para o grande público! Ele trabalha muito com semióticas e com elementos intertextuais, isso é um trunfo. Mas mesmo assim, não gosto do monólogo, tirou parte do brilho.

Só pra lembrar que 2001: Uma Odisséia no espaço é indiscutivelmente uma obra-prima do cinema falado até hoje e os diálogos são quase ridículos. Peguem a legenda dele pra ver.

Postar um comentário