Pages

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Critica: O Lado Bom Da Vida ( Silver Linings PlayBook)



A trama gira em torno de Pat Solatano (Bradley Cooper), um cara que perdeu tudo - sua casa, seu trabalho, e sua esposa. Ele agora se encontra vivendo com sua mãe (Jacki Weaver) e o pai (Robert DeNiro), depois de passar oito meses preso. O homem está determinado a reconstruir sua vida e voltar com sua esposa, apesar das circunstâncias difíceis de sua separação. Porém, quando Pat conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma misteriosa e problemática garota, as coisas se complicam.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Diretor, Ator (Bradley Cooper), Atriz (Jennifer Lawrence), Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Atriz Coadjuvante (Jacki Weaver), Roteiro Adaptado e Edição. E não é por acaso. Silver Linings Playbook ( O Lado Bom da Vida aqui no Brasil) consegue transformar um gênero cinematográfico batido, repleto de mais do mesmo, em algo inventivo, interessante, extremamente cômico e de uma coerência estrutural invejável.

O roteiro assinado por  David O. Russell – que também o dirige-, baseado na obra de Matthew Quick, leva o espectador a uma sucessão de diálogos rápidos e inteligentes que instigam cada vez mais a percepção do publico dentro da personalidade de seus personagens.

Bradley Cooper, irreconhecível ao demonstrar um talento sóbrio em tela, surge como Pat, um homem adulto que após ter um surto psicótico de raiva excessiva, ocasionando quase a morte de uma pessoa, é detido e designado a passar longos oito meses em um manicômio, sob tratamento intensivo de terapia para controlar seu problema. Ele se descobre com bipolaridade não diagnosticada.

Após obter permissão a liberdade condicional – ele precisa frequentar periodicamente as sessões de terapia – ele retorna para a casa dos pais, onde é recebido de braços abertos. Porem Pat é fissurado na ideia latente de querer recuperar seu casamento com Nikki, que impôs uma restrição judicial para que ele se mantenha pelo menos a 900 metros de distancia dela. E isso causa certos problemas de humor nele que culminam em desastres com sua família.

Tais cenas e tal premissa poderia cair num melodrama pesado, repleto de assuntos sérios que vão desde as atormentações psicológicas e emocionais dos personagens ate a busca de sua redenção. Mas o que o diretor Russell faz, é transformar tudo isso numa comedia repleta de sarcasmo, criando um filme não só denso, mas intensamente inventivo e imprevisível. O roteiro se qualifica ainda mais quando introduz a personagem de Jennifer Lawrence como a problemática Tiffany, no enredo. Tiffany é irmã da esposa de um dos melhores amigos de Pat. Tiffany tal qual Pat também precisou passar uns dias num manicomio fazendo tratamentos pesados após a morte repentina de seu marido. O que lhe causou uma serie de transtornos a tornando psicoticamente instável.

A sinceridade nela e sua marca registrada, para o bem e para o mal. E assim se torna uma personagem extremamente instigante, onde Jennifer brilha completamente ao conseguir se conectar com essa persona lhe doando uma fragilidade de movimentos e fala, mas um peso visceral, quase amedrontador no olhar. Vide duas cenas primorosas no qual ela tem um surto num café local, e depois num momento em que ela contracena diretamente numa discussão com Robert De Niro – que interpreta o famigerado pai de Pat, viciado em jogos de aposto e em futebol e que assim como o filho possui um histórico de agressões e restrições, num de seus melhores momentos como ator em muitos anos -. Jennifer demonstra uma segurança incrível em seu papel, de se admirar realmente.

Claro que mesmo com essas personalidades improváveis, Pat e Tiffany acabam se conectando de algum modo e começam uma amizade meio do avesso. Mesmo que o enredo denuncie sua resolução, afinal estamos falando de uma comedia romântica dramática; o que O Lado Bom da Vida tem de maior é justamente, pegar toda essa formulação e remontar um gênero a tempos desgastado.

A edição é extremamente rápida, repleto de montagens frenéticas o que para o brasileiro será um pouco complicado de inicio, já que exige uma atenção redobrado para captar os diálogos ditos, mas que é extremamente importante para o sucesso do filme. São diálogos instigantes, todos com boas doses de sarcasmo e “tiradas” inteligentíssimas, perspicazes que dominam nossa atenção e nos conquista logo de inicio.

Diversas cenas merecem destaque, mas citar ou contar qualquer uma delas seria um erro aqui, pois a surpresa de tais dentro do enredo é impecável e deve permanecer assim. Mas uma em especial há como citar. A cena logo no inicio da projeção quando Pat volta para casa e começa a ler um livro de Ernest Hemingway, chamado Adeus às Armas. Pat surge por horas e horas, extremamente concentrado na leitura e quanto por fim chega a seu final trágico, ele se indigna. Tem um acesso de fúria, arremessa o livro pela janela do quarto, quebrando-a, em plena madrugada, e ruma ao quarto de seus pais para reclamar e desabafar pela falta de “sensibilidade” do Sr. Hemingway. 
A cena toda se desdobra de uma forma ágil, mas extremamente cômica, onde muito do arco dramático e da estrutura do personagem se revelam.

Outro ponto que chama a atenção são os planos que o filme assume. Ora com câmeras na mão, sem serem tremidas demais, ora planos estáticos e abertos nos dando a sensação de que estamos apenas observando os personagens, ora com travellings dinâmicos e ora com panorâmicas ágeis, logo convertidas em travellings novamente de aproximação.

Vale citar também a participação de Chris Tucker como o amigo psicologicamente instável também, mas sempre divertido de Pat. Ele constantemente surge nas horas mais improváveis em plena fuga do manicômio  sempre hilario e competente.

Tudo em O Lado Bom Da Vida se mostra deliciosa de se contemplar e magnificamente interessante de se perceber. No cinema, uma das coisas mais primarias a seus realizadores é a de transgredir limites e buscar ir alem. Trazer coisas novas, elementos novas no jeito de se contar uma historia.
Mas mais difícil ainda, é recriar algo já existente, principalmente quando este já esta saturado a anos. 

E O. Russell consegue recriar o gênero. Remontando a comedia romântica dramática a um patamar raro de se ver hoje em dia: num filme serio pertinente, delicioso, eficaz e extremamente bem feito.

Trailer



Ficha Técnica

Diretor: David O. Russell
Elenco: Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Bradley Cooper, Julia Stiles, Chris Tucker, Shea Whigham, Dash Mihok, John Ortiz, Anupam Kher, Jacki Weaver, Montana Marks, Bonnie Aarons, Romina, J
Produção: Bruce Cohen, Donna Gigliott, Jonathan Gordon
Roteiro: David O. Russell, baseado na obra de Matthew Quick
Fotografia: Masanobu Takayanagi
Trilha Sonora: Danny Elfman
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Drama








0 comentários:

Postar um comentário